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Guilherme TucherMestre
Bom dia, pessoal.
No final do ano passado eu ministrei uma palestra sobre o ensino da técnica da natação dentro de uma proposta de treinamento em longo prazo. Pode ser do interesse de vocês. Está no meu canal do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=1ogviHaLAKU&lc=Ugz1sF805I1ywS8yD-J4AaABAg
grande abraço
Guilherme TucherMestreQue bom que está gostando, Alexandre. Isso mesmo, quanto mais informações melhor. Só não podemos nos perder no meio de tanta informação (rsrsrs), sabermos exatamente o que precisamos e qual é a melhor maneira de obter essas informações.
Verdade, Joana. Nunca teremos essa certeza. Tentamos controlar o máximo possível as variáveis de treino, mas só para tentar aumentar a probabilidade de dar certo.
Guilherme TucherMestreOlá, Joanna. Bom te ver por aqui. Obrigado por contribuir.
Sim, Rodrigo. E mesmo dentro do modelo tradicional podemos utilizar diversas estratégias de aumento de carga e de ênfase em conteúdo específico.
Que bom, Domingos. Conto com a participação de vocês. Como já disse, espero fazer uma grande mesa redonda sobre treinamento esportivo.
abraços
Guilherme TucherMestreSim, Márcio. Cada caso é um caso.
Guilherme TucherMestreSeja bem vinda, Carla. Estava sentindo falta dos professores de Macaé e Rio das Ostras!
Guilherme TucherMestreOlá, Gerhard, Thaís e Clelia. Sejam bem vindos. Me desculpem pela demora em responder.
Conto com a participação de vocês.
Guilherme TucherMestreJuliana, tendo em vista que o material do prof. Emerson ainda está disponível, acredito que o mesmo acontecerá com o da Unidade 3.
Guilherme TucherMestreTodos já viram a Questão Dissertativa final da unidade 3?
Ela é a nossa atividade do módulo 3!
Qualquer dúvida, me escrevam, por favor.
Guilherme TucherMestreObrigado, Beatriz.
Você poderia apresentar essa ficha de anamnese no sábado?
Pessoal quem mais utilizar essa proposta, poderia apresentar? Pode ser que a proposta de um treinador contribua com a do outro.
Guilherme TucherMestreHeber, que bom que existe esse “grande ponto de interrogação em minha cabeça“! São as nossas dúvidas e dificuldades que nos fazem aprender.
Espero poder contar com a sua participação no sábado. Vamos resolver alguns problemas e criar outros! 🤣
Guilherme TucherMestreSim, Gabriel. Precisamos conhecer todas as ferramentas para resolver os problemas da melhor maneira possível. O conhecimento e o entendimento te dão opção de escolha.
A minha cautela é quanto ao “adaptar“. Todos os modelos permitem adaptações, mas você não pode mudar a sua característica; a sua essência.
Uma chave de fendas tem uma finalidade específica. Você pode até usá-la como ponteiro, mas ela não foi feita para isso. Um alicate também tem a sua função específica. Você pode até usá-lo como “martelo”, mas ele não foi feito para isso.
Guilherme TucherMestreBeleza, Beatriz.
Acho que sobre um ponto todos nós já concordamos: o modelo tradicional é adequado para os jovens atletas em formação.
Mas entendo que ainda precisamos acertar qual proposta utilizar com os atletas adultos, de excelente desempenho e focados no desempenho máximo.
Destaco que estamos pensando nesses dois exemplos extremos (início e fim) mas existem vários momentos intermediários; mesmo para quem já chegou lá.
Guilherme TucherMestreGabriele e Heber, obrigado pelas considerações.
Gabriele, é isso mesmo. Cada caso é um caso. Até pelo seguinte, o que é exatamente um atleta de “alto rendimento”?
Heber, você indicou que o Modelo em Blocos seria mais adequado para os seus atletas Masters. O principal critério que utilizou foi a frequência de competições. Entretanto, creio que deveria considerar todas as características de distribuição da carga particulares desse modelo de periodização. O que acha?
Guilherme TucherMestreExcelentes considerações, Natã.
Podemos discutí-las no sábado? Acho um ponto muito importante.
Guilherme TucherMestreOi, Fábio. Foi claro, obrigado pela participação.
Minha consideração é que temos, nesse caso, dois grupos de atletas:
1 – atletas com ótimo desempenho, mas que precisam ter ou confirmar índice para CM e JO.
2 – atletas de excelente desempenho, já “tem” índice para CM e JO.
Independentemente da metodologia de periodização, não se nega a importância da competição. Dentro da proposta da Metodologia Tradicional pode ser proposto um macrociclo de 3-4 meses. Dentro da proposta da Metodologia de Periodização em Blocos podemos ter uma Etapa de 5 semanas.
As competições internacionais para índice e ranking acontecem a cada cinco semanas?No sábado pretendo oportunizar um momento para fazermos uma grande discussão sobre treinamento e periodização do treinamento esportivo. A discussão será livre e conto com a participação de todos. Anotem as suas dúvidas e considerações para sábado.
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